O SBT celebra os 105 anos da obra infantil mais famosa de Monteiro Lobato com um presente para toda a família. Desde o dia 01 de julho, a série original “O Picapau Amarelo” está disponível na versão beta do streaming gratuito +SBT e, em breve, todos poderão acompanhá-la no lançamento oficial da plataforma em 18 de agosto. A atração, inclusive, ficou em primeiro lugar entre as produções mais vistas no mês de estreia, mantendo-se até hoje no ‘top 3’ da plataforma.
Uma criação de Jefferson Cândido adaptada da obra de Monteiro Lobato, a série chega com uma nova roupagem, onde a turminha sai dos livros para as telinhas ao longo de 15 episódios que apresentam histórias baseadas na obra original em uma formatação de quadros educativos e com duração mais curta, além de cores que agradam o público infantil, entre elas as chamadas candy colors.
Uma forma de entretenimento para todas as idades, a primeira temporada será ambientada na aconchegante casa interiorana com o propósito de trazer aprendizados e diversão através da dramaturgia. Experimentos, músicas, receitas, contos e fábulas valorizam a cultura e o folclore em episódios recheados de aventura e encanto.
Os espectadores vão acompanhar Dona Benta, Tia Nastácia, Emilia, Pedrinho, Narizinho, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa em muitas aventuras e quadros, dentre os quais “As Receitas da Tia Nastácia” e “Experiências do Visconde”, que irão fazer com que as crianças do outro lado da tela aprendam brincando. Em “Serões de Dona Benta” e “Histórias da Tia Nastácia”, contos populares e histórias do mundo entram em cena com muita magia do faz de conta e do Pirlimpimpim para aguçar a imaginação e o lado lúdico de todos.
Tem também o “Emilia Visita”, onde a personagem leva o público mirim para conhecer um lugar curioso ou animais para mostra-los em seu habitat natural. Outro atrativo será “A Rádio do Picapau Amarelo”, com o lançamento de músicas e sete clipes musicais interpretados pelos atores para envolver as crianças e compor a trilha sonora da série, com os dois primeiros álbuns já disponíveis em todas as plataformas digitais de áudio.
Com um elenco formado por grandes artistas, a produção traz Bibba Chuqui como Tia Nastácia, Patrícia Mayo interpretando Dona Benta, Hugo Carvalho dando vida ao Visconde de Sabugosa e Débora Gomez no papel da boneca Emília. Já Pedrinho será vivido por Felipe Lago, enquanto Marianna Santos encarna Narizinho, tendo ainda Adilson de Carvalho como o Marquês de Rabicó. Ao longo da trama, muitos outros atores convidados darão vida à Cuca, Saci, Peter Pan, Anjinho, entre outros.
A diversão transcende as telas e chega aos lares de todas as famílias com produtos licenciados da série em várias categorias. Os bonecos da ‘Turma da Emilia’ chegam em dezembro, enquanto os sorvetes Amaretto e sorvetes Lolla com ‘Sabores do Sítio’ e as almofadas da turminha pela empresa Belchior em breve poderão ser adquiridos. Outras novidades também virão nos principais segmentos de licenciamento, tais como brinquedos, alimentos, confecções e volta às aulas.
No primeiro episódio, o público acompanha a história do Marquês de Rabicó e como ele se tornou amigo de Narizinho. Depois, em “Serões de Dona Benta”, conhecer a história dos sete leitõezinhos que nasceram ali no sítio. Nas “Receitas da Tia Nastácia”, ela irá ensinar como fazer ‘pipocas coloridas’, a comida favorita do Rabicó. E, nas “Experiências do Visconde”, ele e Emília ensinam a garotada uma experiência com ovos. A diversão acontece do começo ao fim.
Sobre os personagens:
Emilia – Na trama criada por Monteiro Lobato, Emilia foi feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho. Nasceu muda e foi curada pelo Dr. Caramujo, que lhe receitou uma ‘pílula falante’ e a boneca desembesta a falar: “estou com um horrível gosto de sapo na boca”. Ela é conhecida por “abrir sua torneirinha de asneiras”, principalmente quando quer explicar algo difícil ou justificar uma ação ou vontade. Além de falar muito, também costuma trocar os nomes das coisas ou pessoas por versões de sonoridade semelhante.
Visconde – É um boneco feito de sabugo de milho, cuja sabedoria obteve através dos livros da estante de Dona Benta. Apesar de ser um Visconde, seu único pertence é a cartola. Nas aventuras, é sempre escolhido por Pedrinho para fazer coisas perigosas, pelo fato dele ser ‘consertável’ – se estragasse, machucasse, ou até morresse, tia Nastácia fazia outro. Uma das características mais marcantes na personalidade do visconde é que ele é muito obediente à boneca Emilia, pois tem muito medo dela, já que ela ameaça ‘depená-lo’ se ele não fizer o que ela manda.
Narizinho – Chama-se Lúcia, mas é conhecida mesmo como Narizinho e ganhou esse apelido por conta de seu nariz arrebitado. Adora comer jabuticaba do pé, inventar reinações e conversar com sua melhor amiga e grande companheira Emília. Ela tem oito anos. É dona de Emília, a boneca falante, e também tem um primo que mora na cidade, Pedrinho, que vem passar as férias no sítio da avó de ambos os primos.
Pedrinho – Chama-se Pedro Enerrabodes de Oliveira. É um menino bastante corajoso (seu único medo é o de marimbondo), aventureiro, neto de Dona Benta e primo de Lúcia (Narizinho). Pedrinho tem dez anos, mora na cidade e sempre vem passar as férias no sítio de sua avó. É lá que ele, junto de sua prima, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e outros, tramam e aprontam várias travessuras e reinações no sítio até onde a imaginação os levar.
Tia Nastácia – A extrema bondade de Tia Nastácia dava-lhe o verdadeiro ar de brasilidade, junto à sua amiga Dona Benta. Foi pela boca de Tia Nastácia que dezenas de histórias do folclore brasileiro foram narradas, com deleite, aos meninos do sítio. Por seus lábios, personagens menosprezados do rico fabulário popular encontraram meios de chegar aos leitores mirins do Brasil. Tia Nastácia se torna, portanto, o centro das atenções em “Histórias da Tia Nastácia”. Tia Nastácia é a personagem que representa a sabedoria popular, a sabedoria do povo. Nessa nova versão, tia Nastácia será a grande mestre das crianças. Ela ensinará a contar e o abc para as crianças além de arrasar cantando em alguns clipes da série.
Dona Benta – Calma, doce, serena e contadora de boas histórias. As características definem a clássica personagem de Monteiro Lobato, Dona Benta”. A personagem é uma mulher idosa que possui dois netos, Narizinho e Pedrinho, também é proprietária do sítio do Picapau Amarelo junto com Tia Nastácia. Muito sábia, sempre ensina coisas novas aos netos, informando-os sobre a cultura do Brasil e do mundo.
Rabicó – Ele é um porco gordinho e guloso, que adora comer jabuticabas e que ganhou este nome por ter somente um toquinho de rabo. Ele morre de medo de Tia Nastácia, que sempre tenta colocá-lo na panela. Rabicó é marido de Emília, que só se casou com ele por interesse em se tornar marquesa. Isso se deve ao fato de que Narizinho enganou a boneca dizendo que Rabicó na verdade era um marquês descendente da nobreza, e que uma bruxa havia o transformado em porco e que só voltaria a ser gente quando ele encontrasse um certo anel na barriga de certa minhoca.