Gamificação ganha espaço em treinamentos corporativos e educação

A gamificação, técnica que utiliza elementos de jogos em contextos que vão além do entretenimento, como treinamento corporativo, marketing e ensino, tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas e instituições de ensino. O objetivo da estratégia é gerar maior motivação e engajamento dos participantes, transformando atividades que antes poderiam ser monótonas em dinâmicas mais interativas e envolventes.

Essa abordagem inovadora tem sido aplicada em diversos setores. Um estudo recente da Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, revela que quatro em cada dez organizações brasileiras já utilizam treinamentos gamificados para o desenvolvimento de seus funcionários. O levantamento, divulgado com exclusividade pelo jornal Valor Econômico, também aponta que 61% das empresas preferem programas de desenvolvimento personalizados, sendo que 39% aplicam a gamificação para todos os colaboradores, enquanto 21,6% destinam a técnica a cargos específicos.

O mercado global de aprendizagem baseada em jogos também está em crescimento. De acordo com o relatório “The 2019-2024 Global Game-based Learning Market”, da Metaari, a expectativa é que o uso da gamificação no ensino cresça 15,4% até 2024. Esse aumento reflete a crescente demanda por soluções que consigam reter a atenção e motivar tanto estudantes quanto profissionais em meio a um cotidiano cada vez mais acelerado.

Como funciona a gamificação

Rogério Magalhães, mentor de profissionais autônomos e gestores no Brasil, explica que a gamificação vai além do simples entretenimento. “Trata-se de usar elementos comuns dos jogos, como desafios e recompensas, em ambientes corporativos e educacionais. A lógica dos games ajuda a transformar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando o processo de aprendizado de maneira mais dinâmica”, destaca o especialista, que também é criador do método DESTRAVE.

Magalhães possui uma vasta experiência acadêmica e profissional, com formação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará e especializações em marketing, vendas e gestão empresarial em renomadas instituições, como a FGV, a Universidade de La Verne, nos Estados Unidos, e a Business School SP. Ele já atuou como gestor comercial em grandes empresas multinacionais, incluindo a Schering Plough e a Sanofi-Aventis.

A gamificação, portanto, surge como uma ferramenta eficaz para enfrentar desafios tanto no ambiente corporativo quanto no educacional, tornando processos de treinamento e aprendizado mais atraentes e produtivos.

Contato:
Maurício Santini – Contato Comunicação
(11) 99290-6737