Adotar um animal é transformar vidas,  inclusive a sua

Em meio ao crescente número de animais abandonados nas ruas de São Paulo onde estimativas de organizações independentes apontam para mais de 170 mil cães e gatos vivendo sem lar na cidade,  iniciativas de adoção responsável têm se tornado fundamentais para combater o problema e devolver dignidade a esses animais. Cada cão e gato encontrado em condições de abandono carrega histórias de fome, medo, maus-tratos, tristeza  e desamparo, mas também a possibilidade de um recomeço quando encontra uma família disposta a acolhê-lo.
Foi exatamente isso que o jornalista Roberto Rodrigues (@robertoassessor),  viveu ao conhecer o Zuco, um filhote da raça dachshund,  resgatado pelo Proteção Animal Resgate. “Vi um post em que o Zuco aparecia disponível para adoção e me apaixonei de imediato. Cheguei ao local indicado, na Av. Pacaembu, com uma hora de antecedência e já havia dez pessoas interessadas por ele e pelo irmão, Oto. Peguei uma senha e, atrás de mim, tinha uma fila de quase cinquenta pessoas”, relembra. Segundo Roberto, todos os candidatos passaram por entrevista, que é um procedimento essencial para garantir que a adoção seja feita com responsabilidade. “Para minha alegria, fui um dos dois escolhidos para cuidar dessa coisa linda. Foi emocionante!”, finaliza o jornalista.
A adoção trouxe mais do que companhia: trouxe transformação. Zuco chegou cadastrado, vacinado e com 30 dias de assistência veterinária, parte do compromisso da instituição com um início de vida seguro para cada animal adotado. Em poucos dias, o impacto já era evidente. “Ele está tornando a minha vida muito mais feliz. Recomendo a todos cometerem esse ato de amor para adotarem um pet, seja cachorro ou gatinho. A vontade quando entrei no local era ficar com uns cinco, todos lindos”, conta o jornalista.
Roberto também agradeceu à equipe do Proteção Animal Resgate, destacando o profissionalismo e o carinho com que tratam tanto os animais quanto os adotantes. “Foram extremamente gentis, e o evento foi um sucesso. Muitos animaizinhos ganharam novos lares e famílias”.
O responsável pela ONG Proteção Animal Resgate é o vereador eleito Luiz Scalea, conhecido por sua atuação de mais de quatro décadas na causa animal, conquistou 20.638 votos nas eleições municipais de 2024 em São Paulo, número que reflete a força de seu trabalho à frente da ONG Proteção Animal Resgate. Dedicado ao resgate, cuidado e adoção responsável de cães e gatos abandonados, Scalea tornou sua missão de vida oferecer dignidade e proteção aos animais, combatendo maus-tratos e promovendo políticas de bem-estar. Sua eleição representa um avanço significativo para o tema dentro da Câmara Municipal, ampliando a esperança de que iniciativas voltadas à causa animal ganhem mais visibilidade e apoio institucional.
A experiência reforça um ponto fundamental: adotar é, acima de tudo, um compromisso. Ter um animal exige cuidados diários, acompanhamento veterinário, paciência, dedicação e, principalmente, responsabilidade afetiva. Mas, em troca, quem adota recebe amor incondicional, companhia leal e a certeza de que fez a diferença na vida de um ser que só precisava de uma chance.
Em uma cidade onde tantos animais lutam para sobreviver, cada adoção representa um gesto de humanidade e esperança. Adotar salva vidas, inclusive a nossa.
www.instagram.com/protecaoanimalresgate