Jake Leal visita Urubici, a Suiça da Serra Catarinense

Há 150km de Florianópolis, Urubici é um paraíso turístico.

Localizada no meio da serra, La Mansarda foi hospedagem mais romântica que já me instalei, suítes aconchegantes com hidro massagem, vista panorâmica para as montanhas, lençóis egípcios e bistrô La Man, com culinária tradicional da região, o melhor ceviche de truta da vida, adega de vinhos, espaço para curtir o sunset, mesa de sinuca e luneta me deixaram apaixonada!

No primeiro dia fiz a Cavalgada do Rio do bispo onde subimos o morro da cobra, o guia Clodoaldo passou pelos principais trechos do Rio do Bispo, mostrou diversas curiosidades da flora e me apresentou a bracatinga, árvore que atrai diversas abelhas que produzem o mel de bracatinga, o melhor da região.

A noite a temperatura na serra cai, escolhi o Chateau Du Valle, para uma noite de fondue.

As boas vindas foram dadas com drink com mousse de morango orgânico e espumante da região e a sequência de fondue, bem diversificada e saborosa, iniciando a sequência com fondue de queijo, pão e vegetais, em seguida fondue de carnes nobres e para finalizar, o tradicional fondue de chocolate com variedade de frutas.

 

No dia seguinte, fui ao Ecoparque Cachoeira Papuã, famoso pela acessibilidade, mirante de vidro, sky bike e balanço.

O sky bike foi a atividade que mais me deixou curiosa, uma travessia de bike em um cabo de aço com 150 metros acima da cachoeira do Papuã e cerca de 300 metros de extensão! Na ida fiquei meio tensa, mas na volta deu para curtir mais o visual e até fazer uns vídeos sem perder o celular…

Fim da tarde, decidi curtir o sunset no morro do parapente e para tornar esse momento único, fechei o picnic de Luxo que superou minhas expectativas, montado em um deck, no topo do morro, com direto a cabana, champagne, frutas orgânicas, torta artesanal de maçã, mini fogueira para assar marshmallow, petiscos, sucos e vista total da cidade, posso afirmar que foi o pôr do sol mais lindo que já contemplei.

Terceiro dia, a missão foi desbravar montanhas e conhecer a Estância do Lava Tudo, a cavalgada que teve cerca de 2:30 de duração, nos levou aos mais altos e paradisíacos picos da região, como o próprio nome já diz, o passeio veio acompanhado de uma chuva temporária que lavou a alma e deixou tudo mais emocionante.

Os equinos super bem adestrados me deixaram segura para me aventurar no galope. A sensação foi inesquecível!

Para repor as energias e manter o clima da montanha, escolhi o Montês, restaurante gastronômico de Urubici, com uma enorme variedade no cardápio, o Montês oferece opções veganas, pescados, carnes, saladas e massas  de uma maneira sofisticada e saborosa! Os meus pratos prediletos são o bolinho de truta e o bacalhau a montês, harmonizam muito bem com um vinho branco.

A sobremesa ficou por conta do Cacau Serra, loja de chocolates artesanal, situada no centro da cidade, além de chocolates feitos com manteiga de cacau, eles oferecem uma diversidade de licores, geleias orgânicas e cestas personalizadas!

Para fechar o dia com chave de ouro, tive  a oportunidade de fazer um tour guiado com degustação de vinhos na Villa Francioni, localizada em São Joaquim, a vinícola tem cerca de 5 andares e um vinhedo quilométrico.

Quarto dia, pela manhã visitei a Serra do Corvo branco, um dos cartões postais de Urubici, reconhecido pela sua beleza e por ser primeira estrada aberta entre o litoral e a serra catarinense. Aos pés da serra está  a Avencal Chocolates, uma loja rústica com um ar de romantismo, especializada em bombons finos de pistache, mirtilo, banana, frutas vermelhas, coco, whisky, morango, que caem muito bem com café e chocolate quente servido no local.

A fim de ver mais um por do sol, a escolha foi o passeio de quadriciclo no Rancho da Montanha, Jardel o anfitrião indicou uma trilha cheia de aventura e adrenalina, com direito a muita velocidade e banho de lama, tudo isso com muita segurança.

15 dias ainda seria pouco para conhecer toda riqueza que Urubuci tem pra mostrar!

 

Instagram @jakelealoficial