Por Thiago Boavida
A escola de samba campeã do carnaval 2022 de São Paulo será definida na tarde desta terça-feira (26). A apuração das notas começa às 16h no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital.
Nove quesitos são julgados com notas que variam de nove a dez, com uma casa decimal. Todas as notas também devem ser acompanhadas de justificativa por escrito, com critérios técnicos. Neste ano, as notas serão lidas na seguinte ordem: harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e comissão de frente.
Há também punições com descontos na nota, caso algumas exigências não sejam cumpridas. Entre os critérios obrigatórios estão o número mínimo de componentes da escola, apresentação de todas as alas e respeito ao limite de tempo para o desfile, que deve ficar entre 55 e 65 minutos.
Em reunião das escolas com a Liga na segunda-feira (25), ficou decidido que, em caso de empate, o primeiro quesito a ser considerado para o desempate será a nota da comissão de frente.
Confira abaixo os nove quesitos avaliados:
- Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
- Samba-enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
- Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado.
- Alegoria: Julga os carros alegóricos: a beleza e a relação com o enredo.
- Comissão de Frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia.
- Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
- Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento.
- Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.
- Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de SP