Muitos historiadores afirmam que a origem da cocada é africana, pois os negros traficados nos navios tumbeiros, que eram responsáveis pelos afazeres nas grandes fazendas de cana-de-açúcar e café começaram a preparar o doce. As escravas ralavam o coco, preparavam a calda de açúcar ou melado e acrescentavam a fruta, preparados em grandes tachos, assentados em fornalhas, cujo fogo daria o ponto para o doce preferido por todos; sejam senhores de fazenda ou escravos.
Com o passar dos anos, a famosa cocada que era escura (por conta do uso do açúcar mascavo), se transformou em cocada branca pelo uso do açúcar refinado. Ganhou cores e texturas diferentes como a amarela (com maracujá), a roxa (com adição de amora) marrom escura (com toque de café), e várias versões, cortada no tabuleiro da baiana, servidas em copos, na própria casca da fruta ou em bowls com sorvete. O que importa é que esta delicia se tornou uma das queridinhas dos brasileiros.
Conheça 5 lugares onde o tradicionalíssimo doce ganhou versões e preparos irresistíveis, com preços acessíveis, mas com a doce memória do tabuleiro baiano.
1- Cocada na Parrilla
Preparada com coco fresco, leite condensado e açúcar cristal os ingredientes são defumados na Parrilla. Esta versão pode ser encontrada na Carnívoros Steak Burger, que oferece sobremesas com toques especiais.
Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 870 – Santa Cecília – São Paulo
2- Cocada de forno com sorvete de creme
Uma das sobremesas mais solicitadas pelos clientes do Coco Bambu é a cocada de forno com sorvete de creme. O restaurante dispõe de duas versões, com ou sem acompanhamento de sorvete de creme. Uma explosão de sabores onde o doce saído do forno contrasta com a refrescância do gelato.
Endereço: Várias unidades, consulte site: www.cocobambu.com
3 – Cocada cremosa com doce de leite, sorvete de creme, chips de coco e calda de frutas vermelhas
Quem visitar o Mania de Churrasco – Unidade Itaim Bibi poderá degustar esta deliciosa combinação da cocada cremosa com o puro doce de leite argentino, acompanhado de sorvete de creme e uma calda de frutas vermelhas que ao mesmo tempo une todos os sabores com o toque “azedinho” das frutas.
4 – Cocada Cremosa com lascas
Com um cardápio cheio de delícias e um sabor caseiro, daqueles que remetem às sobremesas preparadas pelas avós, a Doçaria da Vila também tem a sua versão para a cocada no pote, saborosa, molhadinha e sempre fresca.
Endereço: R.Francisco Cruz, 612 Vila Mariana, São Paulo.
5 – Cocadas de cereja, jabuticaba e amora
A Dona Doceira é uma das poucas marcas no país especialista em doces tradicionais brasileiros, com um cardápio repleto de doces que te levam para a infância, seu objetivo é resgatar e valorizar ingredientes, práticas antigas e reinventá-las, transformando doces em verdadeiras obras de arte. As tradicionais cocadas ganham ingredientes naturais, formato de flores e são vendidas nos sabores cereja, jabuticaba, amora, morango, goiaba e coco.
Endereço: Rua Tabapuã, 838 – Itaim Bibi, São Paulo