Acusado de estupro, Otavio se pronuncia

Acusação de Estupro Contra Otávio Mesquita: Apresentador se Pronúncia

O apresentador Otávio Mesquita, de 65 anos, se manifestou na noite de quinta-feira (27) sobre uma denúncia de estupro apresentada pelo Ministério Público de São Paulo. A ex-assistente de palco do programa The Noite , do SBT, Juliana Oliveira, acusa Mesquita de toques não consensuais durante a gravação de uma entrevista em abril de 2016.

A denúncia aponta que as imagens e a transcrição dos diálogos do programa mostram Mesquita tocando nos seios e nas partes íntimas de Juliana, apesar de sua resistência e tentativa de se esquivar. A defesa do ex-assistente argumenta que a legislação penal considera atos libidinosos praticados com violência como configurações de estupro, mesmo na ausência de penetração.

Em sua defesa, Mesquita, que recentemente passou por uma angioplastia, expressou surpresa com as acusações. “Demorei para entender do que se tratava e percebeu que esta denúncia era sobre uma brincadeira na abertura do programa do Gentili. Tudo ali tinha sido combinado de uma maneira informal”, afirmou, ressaltando que o incidente ocorreu há quase uma década e que, até então, não houve registros de ocorrências.

Ele lamentou a situação e afirmou que tomará medidas legais permitidas para proteger sua honra e a de sua família, destacando que sua ex-esposa estava na placa na ocasião. “Como eu ia fazer uma bobagem dessa, né?”, questionou.

Mesquita também descobriu que os tempos mudaram e que o que considerava uma brincadeira pode ter sido inadequado. “Sinto muito, se exagerei na brincadeira. Agora, vendo o vídeo com o olhar dos tempos atuais, sei que não repetiria isso. A distância entre o que aconteceu no palco e um estupro é gigante.”

A situação gerou repercussão nas redes sociais e gerou debates sobre consentimento e dinâmicas de poder em ambientes de trabalho.