Pouco se sabe ao certo qual a origem do crochê. Há uma linha de pesquisa apostando na inspiração em técnicas artesanais orientais e sua popularização em meados do século XIX; desde então, a técnica tem sido uma fonte de renda de diversas famílias, além de ser um hobby para algumas pessoas e, naturalmente, tendência de moda também.
O fato é que o crochê volta com força total para o Verão 2025, reafirmando seu status de peça atemporal e versátil no guarda-roupa. “O que antes era associado ao estilo boho chic, com um toque de rusticidade e nostalgia, agora se adapta aos mais variados estilos, indo do casual ao sofisticado”, comenta a modelo e influencer de Moda, Catarina Sants.
Ela acrescenta que essa versatilidade permite que peças de crochê transitem bem, tanto em looks de praia quanto em composições urbanas mais elaboradas. Com a crescente valorização da moda artesanal e sustentável, o crochê resgata o conceito “feito à mão” e incorpora uma estética que valoriza o tempo e o cuidado no processo de criação. Vestidos leves, tops, saias, acessórios, e até mesmo biquínis em crochê ganham destaque nas coleções de marcas que apostam nessa técnica, conferindo exclusividade e autenticidade às peças.
“O charme do crochê não está apenas nas novas criações. Peças vintage ou feitas pelas avós, que há tempos repousavam nos armários, encontram um novo espaço nesta temporada. Essa tendência revisita o passado com um olhar fresco, unindo o tradicional e o moderno em produções que podem ser complementadas com acessórios contemporâneos, como bolsas e sandálias minimalistas”, considera Catarina Sants..
Portanto, para o Verão 2025, o crochê vem mais democrático do que nunca. Sejam tramas finas e delicadas para um look clássico ou peças mais volumosas e ousadas para quem aposta no boho chic, o crochê se adapta e continua encantando, trazendo à moda um toque artesanal e de herança cultural. Foto: Reprodução Toque artesanal, sustentável e de inegável herança cultural