À medida que nos aproximamos do encerramento de mais um ano, é inevitável mergulhar em reflexões sobre o passado e nutrir esperanças para o futuro. Em um momento tão significativo como a virada do ano, reunir a família em torno da mesa na ceia de Réveillon se torna um ritual impregnado de simbolismo e significado.
Para atrair energias de prosperidade, saúde e fartura, a escolha é clara, o peixe que há muito tempo é símbolo de abundância, transcende culturas e é reconhecido como ícone de prosperidade, saúde, longevidade e fortuna, mantendo seu prestígio desde os tempos bíblicos.
O Chef Pedro Amaral, do restaurante Namazônia, situado na Rua Áurea, 361, Vila Mariana, São Paulo, compartilha uma receita rápida e descomplicada para a ceia de Réveillon de 2024: Lombo de Pirarucu com Farofa Crocante.
O Pirarucu é um peixe gigante dos rios do Norte, que pode chegar até mais de 3 metros de comprimento, sua carne é alimento base para os povos da Amazônia há muitos anos e traz consigo a energia familiar, união, fartura e prosperidade. Este peixe está presente em nossa mesa o ano todo, e no réveillon não seria diferente. Comenta Pedro Amaral.
Receita: Lombo de Pirarucu com Farofa Crocante
Ingredientes:
- Lombo de Pirarucu
- Sal a gosto
- Pimenta do Reino a gosto
- Azeite
- Suco de Limão
Farofa Crocante:
- 60g de manteiga com sal
- Sal a gosto
- 40g de cebola picada
- 300g de farinha d’água de mandioca
- 150g de castanha do Pará picada
Modo de Preparo: Tempere o Lombo de Pirarucu com sal, pimenta do reino, azeite e suco de limão. Deixe marinar por alguns minutos. Grelhe o lombo no lado do couro até dourar.
Para a Farofa Crocante, derreta a manteiga e refogue a cebola até dourar. Adicione a farinha d’água de mandioca e a castanha do Pará. Mexa até a farofa absorver o sabor da manteiga e torrar, finalize acertando o ponto do sal.
Os ingredientes desta receita estão disponíveis no empório do restaurante Namazônia, permitindo que você recrie essa experiência única em sua própria casa. Celebre a virada do ano com o sabor e o simbolismo do Pirarucu, atraindo boas energias para 2024.
Crédito da Imagem: Luis Vinhão