Quando o assunto é depressão (desde uma mais leve até uma resistente aos fármacos), transtornos de ansiedade e problemas neurológicos, inclusive a terrível tontura, existe uma tecnologia inovadora que tem se mostrado muito eficaz nestes casos: Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).
Muita gente ainda não ouviu falar, mas a comunidade médica está muito otimista com os resultados. Entre os poucos centros de saúde que contam com esse revolucionário aparelho está a Neurologia e Psiquiatria, localizada em Alphaville, que atende pacientes do Brasil todo, pois é referência há quase uma década no atendimento à saúde mental e do cérebro.
A clínica tem como foco na saúde multidisciplinar, oferecendo uma gama de especialidades e profissionais de renome como o neurologista Dr. Saulo Nader, que se dedica para os tratamentos da tontura, vertigem e desequilíbrios Com a EMT sendo realizada há mais de 1 ano em seus pacientes com tonturas mais desafiadoras, ele comemora as melhorias percebidas na grande maioria dos pacientes. Aliás, o apelido que ele carinhosamente recebeu é de Doutor Tontura (@doutortontura).
“Trata-se de um aparelho que, acoplado na cabeça, emite ondas eletromagnéticas, com sessões rápidas de 05 a 40 minutos, dependendo do protocolo necessário. A EMT já vem há muito tempo sendo utilizada para depressão, ansiedade, além de outros quadros como dores crônicas e alucinação auditiva, por exemplo. Recentemente, estudos vêm mostrando a EMT como possibilidade terapêutica para diversas doenças que geram tontura”, enfatiza o neurologista.
Segundo Nader, um bom exemplo de indicação desse procedimento é alguns para alguns diagnósticos que não respondem a terapêutica usual ou para pessoas que não se dão bem com remédios.
Já Renato Barreto, Fisioterapeuta Vestibular, ressalta ainda outros benefícios da EMT: “Muitos pacientes relatam uma melhora significativa nos sintomas, uma maior estabilidade emocional e uma melhoria geral em seu estilo de vida. A terapia tem se mostrado eficaz especialmente para aqueles que não obtiveram sucesso com tratamentos convencionais, proporcionando uma nova esperança e uma qualidade de vida renovada”.
Os dois especialistas foram unânimes em afirmar que, normalmente, a técnica não tem efeito colateral, é indolor e funciona com uma neuromodulação, ou seja, consegue alterar positivamente o cérebro – assim é usado como potencializador do tratamento medicamentoso ou, a depender do caso, como monoterapia. Mas um alerta: é indicado para doenças específicas e seus protocolos precisam ser individualizados para a necessidade de cada pessoa – vale consultar um médico de confiança.
A Clínica Neurologia e Psiquiatria está localizada na Alameda Grajaú, 98, conjunto 1101, no Edifício Pravda, em Alphaville. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira. Para mais informações ou agendar uma consulta, anote o contato: (11) 97131-1515.