São Paulo é exemplo entre estados pela disponibilização de mutirões, clínicas veterinárias e pontos fixos da prefeitura
Um dos desafios de qualquer grande metrópole é o controle das populações de cães e gatos nas ruas. A cena reflete o Brasil, mas não apenas este . Segundo estudo global da Mars Petcare, hoje, mais de 362 milhões de animais estão em situação de abandono, sendo mais de 30 milhões no país.
Atualmente, São Paulo está entre os municípios com maior disponibilização de mutirões, clínicas veterinárias e pontos fixos de atendimento, que castram, em média, mais de cem mil animais por ano. No dia 1 de março, a Prefeitura de São Paulo inaugurou um novo Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos (CCPA), na Zona Sul do município.
O prédio, construído por meio de emenda parlamentar, foi cedido para a Ampara Animal. A inauguração ocorreu na Avenida Professor Vicente Rao, 519, e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB), do vereador Xexéu Tripoli (PSDB) e de representantes da Secretaria da Saúde. Segundo os organizadores, o evento simbolizou um importante passo para a expansão do atendimento veterinário de esterilização cirúrgica no município.
Em troca do uso do espaço, a organização sem fins lucrativos realizará a castração gratuita de 150 animais por mês para a prefeitura, com quem está conveniada. Mesmo que o número seja positivo, o espaço tem capacidade para até mil atendimentos.
O serviço prioriza cães e gatos pertencentes a pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica. Para a realização do atendimento, é necessário se cadastrar por meio do site da Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico – Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos). Xexéu Tripoli (PSDB) desenvolveu o projeto , que foi construído a partir de emenda parlamentar.
Para Xexéu, a parceria representa o avanço no controle reprodutivo, além de influenciar na conscientização social: “A castração por meio de castramóveis, clínicas veterinárias, mutirões e pontos fixos, auxilia na saúde do animal, evitando doenças como câncer de mama nas fêmeas. Estamos em busca, justamente, de meios que proporcionem cuidado e aumentem a qualidade de vida do animal”.
O vereador também é conhecido por pautas voltadas para o meio ambiente e proteção animal. Um de seus projetos mais emblemáticos, o Castramóvel, instituído em 2019, já atendeu mais de 80 mil pets, desde sua criação. Hoje, cinco unidades equipadas com centros cirúrgicos rodam a cidade de São Paulo levando atendimento qualificado para regiões afastadas e localizados em áreas de risco.
Em 2017, o político também criou a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), que mantém o Centro de Adoção e o programa Escola Amiga dos Animais, educando as crianças sobre a guarda responsável. Já em 2020, idealizou o Hospital Gratuito de Cães e Gatos da Zona Sul e em 2022, inaugurou outro centro de atendimento hospitalar na Zona Oeste.