Para a criação do espaço da VWCO (Volkswagen Caminhões e Ônibus), na 23ª edição do Salão Internacional do Transporte de Cargas, na Fenatran 2022, em São Paulo, a LGL Case conseguiu traduzir o novo conceito de brand design da Volkswagen mundial, criado na Alemanha, em 2020. O resultado foi surpreendente: todas as pessoas que passaram pelo maior estande da feira, com mais de 4200 m2 de área construída e integrada, vivenciaram uma experiência inovadora. “Nós tínhamos um desafio grande para essa Fenatran porque a Volkswagen mudou a comunicação visual antes da pandemia e tínhamos que entender esse novo padrão mundial, traduzir para o nosso mercado e aplicar na Fenatran”, disse Ricardo Alouche, vice-presidente da VWCO. “Temos um manual de mais de 600 páginas que ensina esse novo padrão em cada detalhe. E a LGL foi a que mais entendeu o nosso briefing, se aprofundou no processo e entregou um resultado espetacular”.
Para que as pessoas pudessem ter uma imersão no espaço colorido e conhecer a nova geração de caminhões – expostos 16 modelos das famílias VW Delivery, Constellation e Meteor, além dos elétricos VW e-Delivery – a LGL criou formas criativas de interação, que foram muito além da apreciação. “Tivemos 200% de elogios. O Presidente mundial e VP mundial de RH da Group Traton, VW ficaram impressionados. Segundo eles, fizemos melhor que a IAA, na Alemanha, principal feira do setor na Europa e do que eles próprios dos veículos leves. Realmente, a LGL trouxe algo a mais”, pontuou Luciano Cafure, diretor de Marketing da VWCO.
Um dos diferenciais foi o test drive para dirigir o VW Meteor, o maior veículo Volkswagen do mundo no “espaço dos Gigantes”, com um megapainel de instrumentos do caminhão e uma versão do novo cockpit em uma tela de 65 polegadas a partir de 2023. Outras interações foram a experiência de direção do VW e-Delivery 11 toneladas, caminhão elétrico da Volkswagen, por meio do dinamômetro, em que uma grande tela de LED, dava a real sensação de dirigir o veículo nas ruas, e um game da Copa Truck, em que os competidores, além de se enfrentarem virtualmente, recebiam “visitas-surpresa” dos pilotos da VWCO para jogar com eles.
Totens interativos para cada veículo e um espaço dedicado às práticas ESG, (responsabilidade ambiental, social e de governança) em que as pessoas puderam “navegar” pelo caminhão VW e-Delivery 11 toneladas e sua tecnologia de zero emissões também foram diferenciais trazidos pela LGL. “Não teve uma pessoa sequer, que entrou aqui ou que passou no nosso estande, que não tenha elogiado o padrão, a qualidade e a interatividade nas atividades com nossos clientes finais. Então, a LGL inovou, mais uma vez, trouxe elementos que não vimos em nenhum outro estande” disse Alouche. “A entrega realmente teve uma qualidade superior ao que a gente imaginava antes da feira”. Além do estande, a LGL coordenou a Convenção VWCO Fenatran 2022 com mais de 1400 participantes, de todo o Brasil e exterior.
(Foto: Frasnelli Studio)