Famosos prestigiam noite em prol do Fundo Agbara para mulheres negras

Noite em prol do Fundo Agbara para mulheres negras é marcada por show de Paula Lima e presença de famosos

Thelma Assis e Maria, ambas ex-BBBs, a influenciadora Sara Mara, o cantor Caio Oiak, Gilson Rodrigues do G10 Favelas e outros convidados participaram de um jantar beneficente em São Paulo, em novembro de 2023.

Na noite de segunda-feira, 6 de novembro, aconteceu o primeiro “Jantar Agbara – Potencializando Mulheres Negras”, no Espaço Wood, no Brooklin. O cardápio foi criado pela chef Manoela Zarzur e servido para 200 pessoas.

O evento foi organizado pelo Fundo Agbara, o primeiro fundo filantrópico de mulheres negras do Brasil, criado por Aline Odara e Fabiana Aguiar. Aline, vencedora do Prêmio Empreendedor Social 2023, disse que estava nervosa, mas muito feliz: “Trabalhamos muito para chegar até aqui e ver esse evento tão bonito, que representa nossa trajetória. Não é só sobre nós, é sobre milhares de mulheres negras que precisam de oportunidade. Esse jantar busca arrecadar recursos para apoiar e fortalecer essas mulheres em suas jornadas”, conta Odara.

O fundo nasceu durante a pandemia para apoiar mulheres negras, que foram especialmente afetadas pela crise. Desde então, já realizou mais de 2.500 atendimentos e investiu mais de R$ 1 milhão em projetos. Com o jantar, a meta é encerrar 2023 com R$ 1,5 milhão arrecadado, ampliando os atendimentos em 35% e incluindo também a comunidade LGBTQIAPN+.

Thelma Assis destacou a importância da iniciativa: “Como mulher preta e periférica, sei o quanto é difícil conquistar espaços. Eventos como esse fortalecem mulheres que já são potência, mas precisam de apoio. Depois do BBB, tenho buscado associar minha imagem a causas como essa”.

Sara Mara também comentou: “Muitas mulheres precisam despertar para se movimentar. Quando alguém trabalha para isso, é um empurrão a mais”.