Por Thiago Boavida
Ela saiu de sua zona de conforto. Após quase trinta anos de carreira como apresentadora de programas na TV aberta, Eliana faz sua estreia na Netflix no Ideias à Venda, que chega à plataforma de streaming nesta quarta (9). A atração avalia e premia empreendedores criativos, e ela parece bem à vontade no comando. Tanto que participa das apresentações e até testa os produtos, como um secador de cabelo e quitutes feitos para cachorros.
À primeira vista, o Ideias à Venda lembra muito o Shark Tank Brasil. A cada episódio da atração da Netflix, quatro empreendedores têm a chance de mostrar seus negócios para um júri gabaritado, que os questiona sobre vantagens e desvantagens dos produtos. Camila Coutinho, Leo Picon e Luisa Mell estão entre os jurados convidados.
Mas, enquanto o programa do Sony Channel tem um viés bem mais sério e corporativo, com muitos jargões específicas do empreendedorismo e negociações em valores altíssimos, o programa da Netflix se configura mais como uma competição, um game show de empresários criativos.
A cada episódio, quatro empreendedores apresentam seus negócios, sempre dentro de uma mesma área –há uma edição só com produtos de beleza, outro só com itens para cachorros, por exemplo. Eles disputam em três etapas pela preferência dos jurados, de uma plateia de cem pessoas e por um prêmio de R$ 200 mil. Eliana faz questão de dizer, no início dos episódios, que também é empresária e por isso tem expertise para lidar com negócios. Ela avalia os produtos dos participantes de perto: come quitutes feitos para cachorro, testa a potência de um secador de cabelo silencioso e experimenta a textura de um produto de beleza chamado “sabão crá-crá”, por exemplo.
É notório o esforço da apresentadora para tornar o programa dinâmico e divertido, mas na maior parte do tempo ele não sai muito do protocolo. Algumas histórias dos empreendedores emocionam e divertem, mas a competição não chega a ser empolgante, e o programa não presta o serviço de empreendedorismo que se vê no Shark Tank. É uma boa pedida, no entanto, para fãs de reality shows em geral e para ver Eliana fora da caixa na qual está há tanto tempo no SBT.
A primeira temporada de Ideias à Venda tem seis episódios, disponíveis para assinantes da Netflix.
Foto: Divulgação/Netflix