Gilson Nery explica: Aula de canto realmente faz diferença?

Especialista conta que trabalho contínuo e dedicação podem gerar grandes resultados

Nietzsche disse que “sem a música, a vida seria um erro”. O filósofo prussiano certamente entendia a importância emocional de uma das sete artes liberais; acontece que muitas pessoas ainda esquecem da importância do treino e do estudo quando o assunto é canto.

Alguns nascem com uma voz natural para cantar, enquanto outros precisam de um pouco mais de trabalho ao longo da vida para desenvolver seu potencial. Tanto faz em qual dos dois casos você se enquadre: aulas de canto são fundamentais para melhorar suas habilidades vocais.

Como as aulas de canto funcionam?

De maneira geral, a primeira etapa é o aquecimento, que consiste no preparo da musculatura vocal antes de sua utilização intensificada. Depois, vários exercícios de técnica vocal (articulação, dicção, projeção, afinação, ritmo e timbre) são praticados de acordo com o nível de condicionamento do aluno.

Além disso, aulas de interpretação também ajudam o indivíduo a utilizar adequadamente microfones, desenvolver sua percepção musical e criar um estilo pessoal envolvente. Afinal, música não se trata somente de som, mas de toda uma estética.

“Infelizmente, muita gente ainda despreza isso, dizendo que Deus completa, Deus dá (o “dom”). Acontece que Deus completa o que te falta. A sua parte, você precisa fazer”, comentou Gilson Nery, professor de canto e coach vocal, no programa Aperfeiçoando Dons, da RIT TV.

Existe uma “receita de bolo” para aulas de canto?

Nery acredita que cada caso deve ser trabalhado individualmente: “Você é um ser único, sua voz é única: você não pode achar que o treino que seu colega fez, ou que você viu alguém publicar na internet, serve para todo mundo”, afirmou em um dos episódios do programa.

De fato, cada tipo de voz tem características únicas, como timbre, potência e projeção. Por conta disso, o treinamento deve ser feito sob medida para cada um.

Sobre Gilson Nery

Gilson Nery ensina canto há mais de 25 anos e tem em seu currículo grandes destaques, como Saulo Roston, vencedor do programa “Ídolos” em 2009, bem como diversos outros cantores de destaque nacional e internacional.

O profissional também é preparador vocal do grupo Vocal Livre, referência dentro do universo musical gospel.

Quer saber mais sobre o Gilson? Acompanhe o seu trabalho nas redes sociais e visite o seu site:

www.gilsonnery.com.br
@‌gilsonnery_voz (Instagram)
@‌gilsonnery.voz (Tik Tok)
Gilson Nery (Facebook)