Na última sexta-feira (21), o Governo Federal anunciou o repasse de R$ 79,1 milhões em São Paulo para o investimento em ações com o objetivo de ampliar a segurança nos estados e municípios, combatendo principalmente a violências nas escolas.
O Programa de Ação na Segurança (PAS) foi melhor detalhado no Palácio do Planalto com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), além do presidente Lula (PT).
Os R$ 79,1 milhões, entre o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o edital do programa Escola Segura, têm a previsão de que metade seja repassado em agosto e o restante pelo menos até o final de 2023.
Com isso, o intuito é ampliar as ações de prevenção, rondas, qualificação de profissionais da área de segurança, pesquisas e monitoramento cibernético, de acordo com informações do portal do governo.
O PAS ainda reúne medidas em relação ao controle responsável de armas civis, cidadãos, caçadores, atiradores e colecionadores-, além dos decretos com ações específicas para crimes ambientais e similares, principalmente em estados da Amazônia Legal.
O que a gente sabe é que a gente precisa de união. Queremos o Governo Federal presente no tema segurança. Não apropriar as competências estaduais, mas ajudar”, acrescentou Flávio Dino.