Por Thiago Boavida
Com a retomada e reabertura da economia, o brasileiro passou a sair mais. Assim, diversão, trabalho e alimentação fora de casa, aos poucos, voltaram à rotina de muitas pessoas. Em razão dos fechamentos e demissões ao longo da pandemia, o setor de restaurantes foi duramente afetado, e agora volta a ser uma das principais opções de lazer para a população. Nesse contexto, a São Paulo Restaurant Week, que chega à 29ª edição e completa 15 anos na capital paulista, retorna com força total entre 15 de setembro e 15 de outubro para movimentar a categoria. A expectativa é que cerca de 400 mil menus sejam vendidos, entre as mais de 180 casas participantes, o que representa em torno de 2 mil menus por restaurante.
“Devemos gerar um fluxo de 450 mil pessoas neste mês de festival, e um aumento em torno de 60% no faturamento dos restaurantes. O evento vem para movimentar, aquecer e ajudar a alavancar o mercado em um período de baixa sazonalidade, especialmente após os impactos das restrições impostas ao setor gastronômico nos últimos anos,” afirma Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.
De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), foram fechadas cerca de 335 mil empresas na pandemia, só no estado de São Paulo, foram 50 mil estabelecimentos, sendo 12 mil apenas na capital paulista. Porém, nos últimos 12 meses, 520 mil novos negócios surgiram no país. Destes, 85% são MEIs e 10% são de grande porte, dados que ressaltam a expansão do segmento. A expectativa é encerrar o ano com alta de 5% no faturamento do setor em relação a 2021 e de 8% na comparação com 2019, período anterior à Covid-19.
Para essa virada de chave na economia, multiplicam-se as opções de menus, estabelecimentos, e variedade para atender consumidores que procuram todos os tipos de sabores, para levar a criançada, os amigos, o pet, e até mesmo o date! São mais de 180 restaurantes participantes do festival, distribuídos por todas as regiões da cidade, incluindo ABC Paulista, Granja Viana e Alphaville, com diversas opções de menus para o público escolher, em cinco categorias, no almoço ou no jantar: Burger Gourmet, Menu Tradicional, Plus, Premium e Diamond. Os valores começam a partir de R$ 39,90 para o Burger Gourmet e R$ 54,90 para os demais menus. Eles incluem entrada, prato principal e sobremesa, sendo que na categoria Burger o cardápio traz hambúrguer e acompanhamento.
De acordo com o proprietário do restaurante La Piadina Cucina Italiana, que já participa há 15 anos do festival, esse é um dos momentos mais esperados. “As vendas costumam aumentar 75% no período da Restaurant Week, na última edição vendemos cerca de 4200 menus. Esse ano esperamos atingir a meta de 5.000 menus vendidos,” afirma Gustavo Veiga, proprietário e Chefe Executivo do restaurante.
A Restaurant Week está presente em mais de 20 cidades brasileiras e é um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Entre seus objetivos, estão a criação de oportunidades e o acesso à boa gastronomia.
Confira os menus e restaurantes participantes no site e acesse nossas redes sociais @restaurantweekbrasil. Conheça também as casas que vão proporcionar experiências diferentes com queijos franceses da Prazeres da Europa, Donã Paula Vinhos e chocolates Hershey’s.
Serviço:
Data: 15 de setembro a 15 de outubro
Valores de Menus:
Tradicional R$ 54,90 almoço | R$ 69,90 jantar
Plus R$ 68,90 almoço | R$ 78,90 jantar
Premium R$ 89,00 almoço | R$ 109,00 jantar
Diamond R$ 109,00 almoço | R$ 149,00 jantar
Burger Gourmet R$ 39,90
Foto: Divulgação