Para o especialista em publicidade digital, Anderson Freitas, mercado brasileiro manteve tendência observada na disputa norte-americana, em 2020
De acordo com balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos às Eleições Gerais do Brasil investiram mais de R$ 147 milhões, até a sexta-feira que antecedeu a disputada do primeiro turno, para promoção de conteúdos por toda a internet. Em comparação com o último pleito, um crescimento próximo a 50%, ante os R$ 99 milhões de movimentação no pleito realizado em 2018. Com a consolidação da chamada terceira via do voto dos brasileiros, a candidata Simone Tebet (MDB), teve quase 5 milhões de votos conquistados, sendo muitos alcançados por sua campanha digital, orçada em R$ 2,7 milhões.
Para o especialista em Marketing Digital, Anderson Freitas, os profissionais de marketing político visaram atingir a grande massa da população, que não se encontra mais nos sofás acompanhando a programação da televisão. Ele lembra os dados da última pesquisa divulgada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, que revelaram o total de 152 milhões de brasileiros 7%, em comparação ao ano anterior.
“O mundo está conectado e não seria diferente para os brasileiros. A eleição manteve a tendência global, já analisada durante a disputa das últimas eleições norte-americanas, entre Donald Trump e Joe Bide. Os profissionais do marketing político, certamente, injetariam verbas significativas no segmento, por conta do fundo eleitoral aprovado pelo Senado”, destacou o especialista. O processo eleitoral deste ano teve aporte de R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
Sobre a dimensão da divisão do montante, o maior partido do País, atualmente, o União Brasil recebeu repasse de R$ 782,5 milhões para realização de sua campanha eleitoral, ou seja, 15,77% do valor do orçamento.
“Na pré-campanha dos candidatos, sentimos uma movimentação do mercado, mas sabíamos que as empresas envolvidas com o marketing político são licitadas e contam com demandas diferenciadas de trabalho na época. Vimos uma movimentação de profissionais das mais diversas áreas de atuação do setor de publicidade da web. Uma correria”, explicou Freitas, que contribuiu como parceiro de algumas agência do meio. “Temos um expertise na área de tráfego pago e conseguimos bons resultados neste período”.
Segundo pesquisa CNN/Locomotiva, divulgada pelo portal de notícias “Olhar Digital”, entre os 4 primeiros candidatos à presidência, Simone Tebet (MDB) somou R$ 2,7 milhões no marketing para impulsionar os seus conteúdos. A campanha do ex-presidente, o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve R$ 2,5 milhões, seguida por Ciro Gomes (PDT), com R$ 1,6 milhão e o atual presidente, candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL) com gasto estimado de R$ 530 mil.
Foto: Divulgação