Escoliose: Dr. Rodrigo Andrade explica como identificar os sinais em seu filho em apenas 1 minuto

Referência no tratamento da escoliose no Brasil e América Latina, Rodrigo Andrade fala sobre. 

A escoliose é uma condição que pode afetar crianças de todas as idades e que ocorre quando a coluna vertebral se curva lateralmente, formando uma curvatura em “C” ou “S”.   

A maioria dos casos de escoliose em crianças é idiopática, o que significa que a causa é desconhecida. No entanto, existem outros tipos de escoliose que podem ser causados por problemas neuromusculares, problemas congênitos ou lesões na coluna vertebral.

O fisioterapeuta Dr. Rodrigo Andrade, fundador do Escoliose Brasil, explica que a escoliose em crianças pode ser diagnosticada durante exames regulares ou quando os pais notam sinais de desalinhamento nos ombros, desvio da coluna vertebral, protuberância nas costas ou dificuldade em manter uma postura adequada. Se os pais notarem esses sinais, eles devem levar a criança para uma avaliação médica. 

O tratamento da escoliose em crianças depende muito da gravidade da curvatura. Em casos leves, pode ser necessário apenas monitorar com exames regulares e realizar exercícios específicos para a diminuição da curvatura.

Em casos mais graves, o tratamento pode incluir o uso de um colete para corrigir a curvatura, Rodrigo Andrade desenvolveu uma técnica para o tratamento da escoliose sem a necessidade de cirurgia, o tratamento inclui o uso de um colete 3D, que ajuda na correção da coluna diminuindo o grau da escoliose.

 “Se existe a possibilidade de tratar pacientes sem a necessidade de colocá-los em risco através de uma cirurgia, é isso o que eu vou fazer” 

 Eu desenvolvi um colete 3D, que a criança ou adolescente usa todos os dias e com alguns poucos meses de uso, já se nota a melhora na curvatura da coluna, tudo de forma indolor.

 

Como perceber sinais de que a criança tem escoliose? 

Existem algumas maneiras de perceber sinais de que uma criança pode ter escoliose. Aqui estão algumas das coisas que você pode observar: desalinhamento dos ombros, desvio da coluna, protuberância nas costas e dificuldade em manter a postura.  

O jeito mais fácil de perceber a escoliose é através do teste de Adams, ele dura cerca de 1 minuto.

Peça para seu filho juntar os dois pés e posicionar os braços para frente unindo as duas mãos. Depois ele deve curvar o tronco para frente e levar as mãos em direção ao chão sem dobrar os joelhos.

Olhe por trás das costas de seu filho e observe o alinhamento da coluna vertebral, veja se há alguma assimetria, seja no nível do tórax ou da cintura, a coluna deve ser reta e não pode haver curvas. Percebendo qualquer irregularidade na coluna procure o médico, ele dará o diagnóstico e o grau da escoliose.

É importante lembrar que esses sinais podem ser sutis e podem ser facilmente confundidos com outros problemas de saúde. Se você suspeita que a criança possa ter escoliose, o melhor é levar a criança para uma avaliação médica com um fisioterapeuta ou ortopedista pediátrico.

 O diagnóstico precoce da escoliose é fundamental para um tratamento eficaz e pode ajudar a prevenir que a curva da coluna vertebral se torne mais grave.

Sobre o Dr. Rodrigo Andrade:  

Com formação acadêmica de destaque, Rodrigo Andrade é doutorando e mestre em ciências da reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de ser especialista em acupuntura pelo CBF e graduado em fisioterapia pela UNIARARAS.

Ele também possui formações internacionais em países como Itália, Hong Kong, Colômbia, Estados Unidos e França, onde se especializou no tratamento científico da escoliose.

Proprietário do Instituto Escoliose Brasil, que é referência na América Latina, Rodrigo criou o método S4D e o laboratório de prótese e órtese S4D, que produz coletes e próteses com impressão 3D para coluna e escoliose.

Com objetivo de tratar seus pacientes sem cirurgia, Rodrigo Andrade mudou a maneira como a escoliose vem sendo vista no Brasil, trazendo bem-estar para os pacientes e diminuindo a curva da escoliose por meio de exercícios e coletes.

O Escoliose Brasil é referência nacional e internacional em prática baseada em evidências científicas do tratamento não-cirúrgico da escoliose e deformidades da coluna vertebral.

O instituto também oferece um processo inovador de impressão 3D, que produz capacetes para crianças com assimetria e próteses personalizadas.

Rodrigo dá palestras, faz mentorias e oferece cursos e treinamentos em diversos idiomas para profissionais da fisioterapia que desejam mudar a forma como a escoliose vem sendo tratada, a fim de cada vez menos encaminhar pacientes à cirurgia.

Acompanhe o trabalho e estudos do Dr. Rodrigo Andrade nas redes sociais:

Site: https://escoliosebrasil.com.br/

Imagens: divulgação escoliose Brasil / Herbert Richter