Familiares, famosos e amigos dão último adeus à Milton Gonçalves

Por Thiago Boavida

Artistas, representantes de movimentos negro e sociais, políticos e fãs estiveram durante a manhã desta quarta-feira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da capital, para dar o último adeus ao ator Milton Gonçalves, pioneiro na teledramaturgia no país e um dos grandes nomes da televisão brasileira.

O velório foi aberto ao público até 13 horas. Depois, o corpo foi levado para o crematório e cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária da cidade, pra uma cerimônia restrita à família, seguida da cremação.

O amigo e também ator, Antônio Pitanga, chegou cedo e ficou ao lado de Alda, Maurício e Catarina, os três filhos de Milton. E lembrou dos momentos que dividiram, tanto na interpretação de personagens, como na luta por dignidade e oportunidades de trabalho para os negros.

Muito emocionada, a filha Alda falou dos ensinamentos do pai. O ator Matheus Solano também foi prestar a última homenagem a Milton Gonçalves.

E, a atriz Valentina Herszage, que, aos 19 anos interpretou a Bebeth na novela Pega Pega, ao lado de Milton Gonçalves, destacou a sintonia entre as gerações.

Dentre os tantos fãs, estava a enfermeira Neide Damas, de 60 anos.

Milton fez mais de 40 novelas na TV Globo, foi também superintendente da Rádio Nacional. Em 2006, foi indicado ao prêmio de melhor ator no Emmy Internacional pelo papel na segunda versão da novela Sinhá Moça.

Foto: Reprodução/Globo