Por Thiago Boavida
Apesar das polêmicas, o Globo de Ouro 2022 fez história. MJ Rodriguez se tornou a primeira atriz trans a ganhar um Globo de Ouro na história da premiação. A artista venceu como Melhor Atriz em Série de Drama por sua performance como Blanca Evangelista na terceira temporada da série “Pose”.
“Obrigada. Essa é uma porta que se abre para mim e para muitos outros jovens cheios de talento. É possível. Eles verão que uma jovem mulher negra e latina de Newark, em Nova Jersey, que tinha o sonho de mudar a cabeça das pessoas, pode vencer.”
“Para os meus bebês LGBTQIA+, nós estamos aqui. A porta está aberta, agora mirem nas estrelas! Para todas as indicadas, somos Rainhas. Estou muito feliz em dividir esse espaço. Cada uma de vocês é fenomenal”, complementou ela em um post nas redes sociais.
Esta também é a primeira vitória no Globo de Ouro da série “Pose”, que estreou em 2018. Em 2021, MJ se tornou a primeira pessoa trans a ser indicada ao Emmy em uma das categorias de atuação principais, como Melhor Atriz em uma Série de Drama.
A vitória de MJ acontece em um ano pouco convencional para o Globo de Ouro, em que a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), que escolhe e premia os vencedores, está envolta em uma série de polêmicas e, por isso, realizou o evento sem a presença de celebridades, tapete vermelho e nem transmissão pela TV.
Foto: Divulgação