Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o UOL, 32 pessoas foram mortas por policiais militares em serviço, o que representa 78% a mais do que foi registrado em maio do ano passado.
No mesmo mês, três pessoas foram mortas por policiais militares de folga, uma redução de 75%, e outras três foram vítimas de policiais civis em serviço, duas a mais em relação ao mesmo período de 2022.
No acumulado de 2023, foram contabilizadas 189 pessoas mortas por policiais, um aumento de 9,25% em comparação com o mesmo período do ano passado. Quando levado em conta somente o critério de mortes em confronto com PMs em serviço, o aumento é de 20%, de 108 para 130.
Para a SSP, as mortes decorrentes de intervenção policial não devem ser juntadas ou equiparadas as ocorrências em serviço e em folga, porque são dinâmicas diferentes. “Policiais em serviço estão atuando para proteger a população, já os que estão em folga são, na maior parte dos casos, surpreendidos pelos criminosos, em seu momento de lazer”, diz nota.