Pelé: Atestado de óbito detalha causas da morte do Rei do Futebol

O Brasil e o mundo fazem suas últimas despedidas a Pelé. Edson Arantes do Nascimento faleceu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo. Já nesta sexta-feira (30), o atestado de óbito do Rei do Futebol deu detalhes do que causou sua morte.

O documento, emitido pelo 30º Registro Civil e Tabelionato de Notas do Ibirapuera, foi divulgado hoje. Segundo o atestado, uma das causas foi a insuficiência renal, que ocorre quando os rins não conseguem mais filtrar o sangue e captar impurezas para serem eliminadas na urina. Outra condição foi a insuficiência cardíaca, em que o coração não consegue mais encher-se de sangue da maneira adequada, ou não consegue mais bombear e distribuir o sangue por todo o sistema circulatório.

Pelé
Pelé morreu em decorrência de insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon. (Foto: Getty)

Um adenocarcinoma de cólon – o câncer de cólon, que Pelé vinha tratando desde 2021 – também foi citado entre as causas de sua morte. Uma quarta e última condição médica apontada foi a broncopneumonia, que é quando estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos, passam por alguma inflamação. Como se sabe, uma infecção respiratória era um dos motivos pelo qual o astro do esporte estava internado desde o dia 29 de novembro.

O atestado de óbito de Pelé confirmou que o ídolo morreu às 15h27 desta quinta-feira, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O documento menciona os três casamentos do jogador, indica que ele era beneficiário do INSS, e cita ainda que não se sabe se há um testamento sobre seus bens. A certidão pontua que o craque deixou seis filhos vivos – Kely, Jennifer, Edson, Flávia Christina, Joshua e Celeste – e ainda cita Sandra Regina, que morreu de câncer em 2006, e foi reconhecida com exames de DNA. Veja mais abaixo:

Atestado De Obito Pele
O atestado de óbito de Pelé, obtido pelo G1. (Foto: Reprodução)

O corpo de Pelé será velado apenas na segunda-feira (2), após a posse do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva. O corpo deixará o hospital em São Paulo e seguirá escoltado pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros até a Vila Belmiro, em Santos, no litoral do estado. Segundo o Santos Futebol Clube, o caixão será posicionado no centro do gramado do estádio, e a previsão é que o velório – aberto ao público – comece às 10h.

Continua depois da Publicidade

No dia seguinte, na terça-feira (3), o caixão seguirá em um cortejo pelas ruas de Santos, que passará também pelo pelo Canal 6, onde ainda mora a mãe de Pelé, dona Celeste. O destino final é o Memorial Necrópole Ecumênica, onde apenas os familiares darão o último adeus ao Rei no seu sepultamento.

A morte de Pelé

Pelé faleceu na tarde desta quinta (29), em São Paulo, aos 82 anos. A informação foi confirmada pela família do ex-jogador e pelo Hospital Albert Einstein. Segundo a instituição, o Rei do Futebol morreu em decorrência de uma falência múltipla dos órgãos, enquanto lutava com complicações do câncer. O óbito do craque foi confirmado às 15h27, e veio a público por volta das 15h56.

Leia o comunicado do hospital abaixo:

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol”.

Continua depois da Publicidade

Kely Nascimento, filha de Pelé, deu a notícia nas redes sociais com uma homenagem ao pai. Ela postou uma foto com a família reunida no hospital, de mãos dadas com o astro do futebol. “Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”, escreveu ela. Nesta quarta (28), Octávio e Gabriel, netos do rei, chegaram dos Estados Unidos e também se juntaram aos familiares.

Kely Nascimento Pele
Kely Nascimento confirmou a notícia nas redes sociais. (Foto: Reprodução)

O perfil oficial de Pelé no Instagram também emitiu um comunicado, falando sobre o legado da grande estrela do esporte. “A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre”, disse o texto.

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro, mas seu quadro havia piorado recentemente. O último boletim médico foi emitido no dia 21 de dezembro, informando que havia ocorrido um avanço do câncer de cólon, que Pelé enfrentava desde o ano passado. “Internado desde 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória, Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica”, dizia o comunicado.

Pelé
Pelé vinha lidando com um câncer desde 2021. (Foto: Getty)

Infelizmente, o maior jogador de todos os tempos não resistiu e faleceu. Pelé deixa seis filhos. Seu velório acontecerá no estádio da Vila Belmiro, do Santos, que foi sua casa durante 18 anos. O ídolo do futebol será sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, onde tinha um espaço reservado desde 2003. Relembre grandes momentos da carreira do Rei do Futebol, clicando aqui.