A Eurocopa 2024 estava prestes a ver mais uma zebra, com a eliminação da Inglaterra se desenhando no horizonte. Mas Jude Bellingham, com um gol de bicicleta aos 50 minutos do segundo tempo, manteve o sonho inglês vivo. A dramática vitória por 2 a 1 sobre a Eslováquia na prorrogação garantiu a classificação da equipe de Gareth Southgate para as quartas de final.
A partida, disputada na Veltins-Arena em Gelsenkirchen, começou com a Eslováquia abrindo o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, com Ivan Schranz. Os eslovacos se fecharam na defesa, dificultando as ações ofensivas dos ingleses. A Inglaterra, apesar de dominar a posse de bola, encontrou grandes dificuldades para criar chances claras, esbarrando na sólida defesa adversária.
O segundo tempo foi de pressão intensa por parte da Inglaterra, que viu seus esforços serem frustrados até os acréscimos, quando Bellingham brilhou com um gol de bicicleta, levando o jogo para a prorrogação. Com o moral renovado, , não demorou para marcar o gol da virada. Logo no primeiro minuto do tempo da prorrogação , Harry Kane fez de cabeça, aproveitando um desvio após escanteio.
A vitória foi crucial para o técnico Gareth Southgate, que vinha sendo criticado pela performance abaixo do esperado da equipe. A pressão era enorme, e a eliminação precoce poderia significar o fim de seu trabalho à frente da seleção inglesa. A entrada de Ivan Toney ao lado de Kane foi uma aposta arriscada que se mostrou acertada, dando mais presença ofensiva à equipe e resultando nos gols que garantiram a classificação. Além disso Jude Bellingham se colocou de vez na briga pelo ballon d’or , o gol da muita moral ao meia que vem jogando muito, mas sabe que terá que lidar com a concorrência do companheiro de clube Vinicius Jr.
Agora, a Inglaterra se prepara para enfrentar a Suíça nas quartas de final, em um jogo que promete mais emoções fortes. A partida será no próximo sábado (6), na Esprit Arena, em Düsseldorf. Os ingleses chegam embalados pela virada épica, mas cientes de que precisam melhorar se quiserem seguir adiante e conquistar o título que lhes escapa há tanto tempo.